Incentivo à doação de sangue Campanha Vida Por Vidas estende programação para o bairro em sua terceira edição
Uma simples idéia nascida em 2005 entre os adventistas da cidade gaúcha de Novo Hamburgo, e que logo depois espalhou-se por toda a América do Sul, chega à sua terceira edição no Cambuí. A campanha Vida Por Vidas, de incentivo à doação de sangue promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, pretende este ano sensibilizar desta vez não apenas os freqüentadores assíduos do templo mas também os moradores do bairro em geral.
O pontapé inicial aconteceu no último sábado (23) e a campanha prossegue até 15 de março, quando começa a Semana Santa na igreja. Segundo a coordenadora do projeto no Cambuí, Tânia Camilio, a realização durante todo este período tem a ver com os preceitos do cristianismo. “É a época de Páscoa, onde os cristãos celebram a morte de Jesus, a vida relacionada ao sangue e à salvação de outras vidas através da doação. O link é esse”, detalha.
A coordenadora explica que todo o trabalho consiste na distribuição de folhetos e afixação de cartazes com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para a importância da doação de sangue. Com isso, a campanha espera suprir a demanda de estoques nos hospitais e hemocentros. “Queremos gerar um efeito multiplicador, independente de ser da nossa igreja”, espera Tânia. “A gente sabe que existe o problema da falta de sangue, principalmente em períodos de feriados”, observa. No encerramento, dia 15 de março, ela espera reunir um grupo considerável de doadores e encaminhá-los com transporte cedido pela própria igreja aos pontos de coleta da Unicamp e Mário Gatti. A igreja não possui ainda uma estatística sobre o número e perfil das pessoas que aderiram até agora à campanha.
Por isso cada folheto distribuído acompanha uma ficha de cadastro para que a pessoa interessada em participar preencha algumas informações e entregue na própria igreja (Rua Joaquim Novaes, nº 42. ). A inscrição também pode ser feita pelo site: www.vidaporvidas.com.br. Quem quiser participar do encerramento da campanha deve fazer a adesão através do e-mail: [email protected] Requisitos Para doar sangue, além de apresentar boa saúde, é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado.
A recomendação é que o doador evite alimentos gordurosos e refeições completas quatro horas antes da doação.
O ideal é dormir pelo menos seis horas na noite anterior. Outras informações importantes: o voluntário não pode ter adquirido hepatite, malária, sífilis ou doença de Chagas. Usuários de drogas e mulheres grávidas ou até seis meses após o parto também estão fora do grupo de doadores.
POSTOS DE COLETA Hemoclínica (Rua Barreto Leme, 1560, Cambuí) De segunda a sexta, das 8h às 12h. Posto Matriz Unicamp (prédio 1 do Hemocentro) De segunda a sábado, das 7h30 às 15h. Hospital Municipal Mário Gatti De segunda a sexta, das 8h às 14h. Aos sábados, das 8h às 12h. Hospital Celso Pierro (PUC) De segunda a sexta, das 8h às 14h. Centro Infantil Boldrini De segunda a sexta, das 8h às 12h.
ARACELI AVELLEDA [email protected]