Teólogo adventista defende a Bíblia em congresso inédito na UFRJ - IASD Central de Campinas

Teólogo adventista defende a Bíblia em congresso inédito na UFRJ


As discussões sobre religião no meio acadêmico secular costumam não contar com a participação de teólogos adventistas. Não costumavam. Na próxima quinta-feira, 18, o professor do Unasp, Rodrigo Silva, apresentará um estudo sobre a confiabilidade histórica dos evangelhos bíblicos. Ele participa do I Seminário Internacional Sobre Jesus Histórico, evento inédito no Brasil, que acontece na UFRJ entre os dias 16 a 18 de outubro, e que reúne pesquisadores das principais universidades públicas do País. Uma das atrações é o estudioso católico John Dominic Crossan, professor da DePaul University (EUA), e autor de vários livros sobre Jesus. Crossan ficou famoso no Brasil pela publicação de seu livro A Última Semana, no qual defende uma figura diferente do Cristo bíblico, retratando-O como um mero revolucionário social.A palestra do professor Rodrigo, intitulada “Narrativa evangélica: mito ou história real?”, procura apontar as principais evidências internas dos evangelhos que nos levam a crer que eles descrevem fatos reais. Ele será um dos poucos a defender uma visão mais conservadora de Jesus, já que atualmente, entre os estudiosos do cristianismo, predominam as idéias do iluminismo alemão do século 18, que procuraram separar o “Jesus histórico” do “Cristo da fé”.

O primeiro, se existiu, foi um homem historicamente real, enquanto que o segundo seria apenas um ser mitológico “inventado” e “mantido” pelos cristãos ao longo dos séculos.A apresentação dessa pesquisa é mais uma das várias iniciativas do professor em dar um contraponto aos recentes livros e notícias publicados contra a fé cristã. Uma das principais ferramentas utilizadas por ele é a arqueologia bíblica, área de sua especialização na Universidade Hebraica e de estudos pós-doutorais na Andrews University (EUA), participando de escavações em Israel, Espanha, Sudão e Jordânia.Os estudos do professor Rodrigo já lhe renderam um espaço na mídia religiosa e secular. Ele é o apresentador do programa Evidências, da TV Novo Tempo. Já foi entrevistado duas vezes no programa do Jô Soares, quando levou um tijolo babilônico que evidenciava a existência da antiga cidade de Babilônia e do rei Nabucodonosor, como mencionados na Bíblia. É autor de dois livros sobre arqueologia bíblica voltada para leigos, sendo um deles recém-lançado, Escavando a Verdade: a arqueologia e as incríveis histórias da Bíblia, pela Casa Publicadora Brasileira.Essa última obra explica com linguagem simples, mas de forma abalizada, o bê-a-bá da arqueologia bíblica, seu objeto de estudo, metodologia científica, limitações e contribuições para a compreensão do relato bíblico. Todo o livro conta com ilustrações e tem sua estrutura baseada na seqüência da cronologia que aparece na Bíblia.

O livro tem também uma proposta apologética, expondo um contraponto a alguns ataques contra a fé cristã, divulgados no meio acadêmico e na imprensa.Além da pós-graduação em arqueologia bíblica, Rodrigo Silva tem mestrado em teologia histórica no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (jesuítas) e doutorado em teologia bíblica pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora de Assunção (SP). É curador-adjunto do Museu de Arqueologia Bíblica Paulo Bork, no Unasp, instituição na qual também leciona no curso de Teologia.Dados da palestra:Título: Narrativa evangélica: mito ou história real?Data: 18/10/2007Horário: 9 horasLocal: sala 07 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Largo de São Francisco de Paula, 01 – CentroRio de Janeiro – RJAssessor de imprensa:Wendel Lima: (19)3858-9055 – [email protected]

comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h