Relendo Educação - IASD Central de Campinas

Relendo Educação

Juntamente com O Desejado de Todas as Nações (meu preferido), O Grande Conflito, Caminho a Cristo e A Ciência do Bom Viver, o livro Educação é uma das obras-primas da escritora Ellen White. Tive que reestudá-lo para a disciplina de Fundamentos da Educação Cristã, do curso de Estudos em Teologia. E cada vez que o leio, fico ainda mais fascinado com os princípios ali registrados há mais de cem anos. Nesse livro, Ellen White mostra que o objetivo da verdadeira educação é (1) restaurar no ser humano a imagem e semelhança do Criador, (2) levar o ser humano à perfeição em que fora criado e (3) promover o desenvolvimento de todas as faculdades humanas, com foco em seus aspectos mental, físico, espiritual e social.

É importante notar que, antes da Queda, a educação iniciada no Éden tinha que ver apenas com o item 3. Depois que o pecado entrou no mundo, a educação cristã assumiu caráter redentivo. A autora ilustra isso na história de Israel e nas escolas do lar inicialmente mantidas por esse povo. Cabia aos pais “inculcar” as verdades eternas na mente e no coração dos filhos. Com a corrupção do povo, Deus teve que estabelecer a escola dos profetas. A isso se pode chamar de “adequação circunstancial”, pois não era plano de Deus que a educação dos filhos ficasse a cargo de outras pessoas fora do círculo familiar.

A escola dos profetas também entrou em declínio e Deus teve que escolher um casal piedoso para educar Seu filho, Jesus Cristo. José e Maria exerceram papel fundamental na instrução inicial do Messias, tornando-O versado nas Escrituras, longe das escolas rabínicas já contaminadas por ideias pagãs gregas. Jesus cresceu e Se desenvolveu integralmente, tornando-Se o maior Mestre que o mundo já conheceu. Escolheu um grupo de homens difíceis, desunidos, a maioria dos quais indoutos, e fez deles um grupo de pregadores, “pescadores” de homens que abalaram o mundo de então.

Uma das pérolas do livro é esta: “A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (p. 57). A verdadeira educação deve ajudar a formar pessoas com essa têmpera.

Educação começa apresentando o plano pedagógico do Criador para Seus filhos no Éden. Infelizmente, o pecado ocasionou um “desvio de percurso” e Deus teve que adaptar o plano. Mas o objetivo ainda é o mesmo: depois de restaurar o ser humano, levá-lo a um crescimento holístico contínuo. Tanto é assim que Ellen White encerra o livro com o capítulo “A escola do além”, no qual diz que “o Céu é uma escola; o campo de seus estudos, o Universo; seu professor, o Ser infinito. Uma ramificação desta escola foi estabelecida no Éden; e, cumprindo o plano da redenção, reassumir-se-á a educação na escola edênica” (p. 301).

Portanto, a verdadeira educação nos levará de volta ao Éden, promovendo nosso crescimento pelos anos infindos da eternidade. Amém!

Michelson Borges

comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h