Quebre a Rotina Semanal-Como observar o Dia de Deus. - IASD Central de Campinas

Quebre a Rotina Semanal-Como observar o Dia de Deus.

1. Que disse Deus sobre o sábado? Êxodo 20:8
“Guarde o sábado, que é um dia santo.”

2. Quanto tempo durava cada dia da semana? Gênenis 1:23, 31
“Houve tarde e manhã, o quinto dia. … Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”

3. Quando começa e termina o sábado? Levíticos 23:32
“Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.”

4. Qual é o dia da preparação? Marcos 15:42-43
“Já era quase noite quando chegou José, que era da cidade de Arimatéia. Ele era um homem importante e fazia parte do Conselho Superior. José também esperava a vinda do reino de Deus. Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Por isso José, tomando coragem, foi falar com Pilatos e pediu o corpo de Jesus.”

5. Por que os Judeus foram condenados nos dias de Neemias? Neemias 13:15-22
“Naqueles dias eu vi que em Jerusalém, havia gente que no sábado pisava uvas para fazer vinho. Outros, no sábado, carregavam os seus jumentos de cereais, vinho, uvas, figos e outras coisas e levavam para dentro de Jerusalém. Então dei ordem para que não vendessem nada no sábado.

Alguns homens da cidade de Tiro que moravam em Jerusalém traziam peixes e todo tipo de mercadoria à cidade para vender ao nosso povo no sábado. Então eu repreendi as autoridades dos judeus e lhes disse:
– Vejam só que coisa errada vocês estão fazendo! Vocês estão profanando o dia do sábado! Foi por isso mesmo que Deus castigou os seus antepassados, deixando que esta cidade fosse destruída. E agora vocês insistem em profanar o sábado, fazendo com que assim Deus fique ainda mais irado em Israel.

Portanto, ordenei que os portões da cidade fossem fechados antes que começasse cada sábado, logo que fosse ficando escuro, e que não fossem abertos de novo até que o sábado terminasse. E coloquei alguns dos meus homens nos portões para que nenhuma carga fosse levada para dentro da cidade no sábado. Uma ou duas vezes, os negociantes que vendiam todo tipo de mercadoria passaram a noite de sexta-feira fora das muralhas da cidade. Mas eu os avisei: – Não adianta vocês passarem a noite do lado de fora das muralhas, esperando pela manhã. Se vocês fizerem isso de novo, eu usarei a força.

Daí em diante, eles não voltaram mais no sábado. Eu mandei que os levitas se purificassem e fossem guardar os portões para termos a certeza de que o sábado seria conservado santo.”

6. O que devemos fazer nos sábados? Isaías 58:13, 14
“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.”

7. Que dia Jesus guardou? Lucas 4:16
“Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras sagradas.”

8. Nós devemos ajudar a outros nos sábados? Mateus 12:10-12
“Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Então algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei lhe perguntaram:
– É contra a nossa Lei curar no sábado?
Jesus respondeu:
– Se um de vocês tiver uma ovelha, e no sábado ela cair num buraco, será que ele não vai fazer tudo para tirá-la dali? Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha. Portanto, a nossa Lei permite ajudar os outros no sábado.

9. Qual foi o sinal especial que Deus deu a seu povo? Ezequiel 20:12,20
“Como sinal da nossa aliança, mandei que eles guardassem o sábado e assim lembrassem que eu, o Senhor, os separo para que se dediquem somente a mim.
Façam do sábado um dia sagrado, de modo que seja um sinal da aliança que fizemos. O sábado fará com que lembrem que eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”

comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h