O determinismo ou predestinação, como chama os teólogos, a idéia de que tudo já está previamente determinado na vida humana, tudo o que tiver de acontecer acontecerá é uma compreensão errônea da vida e das Escrituras Sagradas. Tem levado os homens a êrros fatais, como “uma vez salvo, salvo para sempre” e “evangelismo é desnecessário. Para que pregar aos não cristãos se já estão condenados?”
A verdade é bem outra – o livre arbítrio. Deus nos dá a liberdade de escolha, respeita a nossa vontade. Isto, porém gera responsabilidade. “sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.” (Ec. 11:9).
“Maus hábitos e costumes devem ser repelidos; e é apenas pelo esforço decidido no sentido de corrigir tais erros, e conformar-nos aos principios retos, que a vitória pode ser ganha. Muitos jamais atingem a posição que poderiam ocupar porque esperam que Deus faça por eles aquilo que Ele lhes deu poder para realizar por si mesmos … e, Deus os ajudará, unindo o poder divino ao esforço humano.” Ellen G. White – Patriarcas e Profetas, p. 248
Pense: “O coração tem de ser entregue inteiramente a Deus, ou do contrário jamais se poderá operar a transformação pela qual Sua semelhança é restaurada em nós. ” Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 43
Desafio: Você crente fiel e dedicado sabe que lutar, esforçar-se e trabalhar fazem parte da vida, não é? Então, tome o jugo de Cristo e juntos avancem para frente.
Comentário por: Pr. Oder Mello