Lições de candidatos a discípulos - IASD Central de Campinas

Lições de candidatos a discípulos

“Outro Lhe disse: Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lc 9:61, 62).
Nesta semana, ouvi uma história que desafiou minha compreensão dos caminhos do coração humano.

Um rapaz de motocicleta atravessou o cruzamento sem olhar para um lado ou para o outro e bateu em cheio numa caminhonete de irmãos que vinham da igreja. Quase morto, foi para o hospital com dezenas de fraturas e traumatismo craniano. Dois dias depois, a cabeça estava inchada e os médicos avisaram a família que pouca chance havia de o rapaz se recuperar.

Os irmãos da igreja o visitaram diariamente no hospital e oraram intensamente por ele. Muitos outros irmãos da igreja também oraram.

Uma semana e meia depois, como por milagre, o rapaz saiu do hospital. Ao ser visitado em casa pelos irmãos da igreja, eles apresentaram o evangelho e lhe explicaram o maravilhoso milagre que Deus realizara, poupando sua vida para que fosse entregue a Ele. Ignorando o apelo e o chamado de Deus, o rapaz disse que estava feliz com a vida dele como estava (drogas, álcool, crimes etc). O leitor consegue entender essa atitude depois de ter ele conseguido escapar da morte por um fio?… Eu não consigo.

São dezenas de oportunidades que Deus nos oferece e alguns desperdiçam uma após outra. Quantas oportunidades Deus lhe tem oferecido ultimamente? Você consegue distingui-las dos outros apelos e chamados que o mundo oferece? Como você tem orientado sua vida? Você tem dado prioridade aos chamados divinos, ou outras coisas sempre estão na frente?

Em nossa sociedade, o sistema de valores foi invertido e não conseguimos valorizar aquilo que Deus vê como importante. As fontes de autoridade que valorizamos nem sempre são Deus e Sua Palavra. Distraímo-nos facilmente com as luzes e sons deste mundo que nos envolvem e embotam as percepções espirituais.

No caso do jovem mencionado em Lucas 9:61, 62, o sistema de valores que ele cultivava também tinha incongruências e desajustes com a vontade de Deus. O próprio Jesus o estava chamando, e ele julgou ser mais importante despedir-se dos seus queridos. Com certeza, Jesus teria providenciado maneiras para que ele o fizesse mais tarde, mas aquele era o momento de dar um retumbante sim para Jesus, deixando o que estava fazendo e prontamente atender o chamado do Mestre.

Como posso saber que é o Mestre que me chama se meu sistema de valores está atrapalhado? O que há de errado em querer se despedir dos parentes? Como cultivar os valores certos para estar atento quando o Mestre chamar?

Como a lição mesma diz, é uma questão de fé, e a fé vem pelo ouvir a Palavra (Rm 10:17). Nossos valores se reorientam pelo poder da Palavra de Deus em nosso coração. Quando lemos a Bíblia não apenas passivamente, de forma ligeira e superficial, mas a estudamos ativa e intencionalmente, e interagimos com o conteúdo bíblico com oração e busca sincera de coração, então se cumpre o prometido em Jeremias 29:13: “Buscar-Me-eis, e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração.” Ao encontrarmos Deus, nosso sistema de valores se reorganiza pouco a pouco de acordo com a vontade de dEle.

Para nós, cristãos do tempo do fim, os escritos de Ellen White têm uma função fundamental na orientação de nossos valores e em nosso sistema de prioridades. Nesse “bombardeio” de prioridades alheias que nos são impostas pela mídia, pela pressão cultural e pela pressão de grupo, acabamos recebendo valores sem jamais termos decidido por eles. “Todos fazem assim, então, deve estar certo”, pensam alguns.

No contexto de nossa cultura brasileira, gostamos de ser agradáveis e, por tudo neste mundo, evitamos desagradar as pessoas. Isto é muito bonito, pois mantém um tecido social muito mais saudável do que em outros países em que as pessoas são bem menos conectadas umas às outras. Mas há o agravante de que deixamos outros ditarem nossos valores, tudo para não desagradar os outros.

Conhecer a Deus por Sua palavra é essencial para que você se conheça a si mesmo(a) e, em conseqüência, conheça o sistema de valores que regem sua vida.

comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h