Lições da Bíblia: Sabedoria Diária - IASD Central de Campinas

Lições da Bíblia: Sabedoria Diária


“Qualidade de bom juízo desenvolvida a partir da experiência, da observação e da reflexão.” Essa é a definição de sabedoria proposta pelo site www.bibliaonline.net. Particularmente, agradou-me muito.

A Bíblia cita inúmeras vezes a palavra sabedoria. Mais que isso, a Bíblia é um manual de sabedoria prática. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre” (Salmo 111:10).

A Palavra de Deus também ensina quais as características dos verdadeiros sábios:

“Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz” (Tiago 3:13-18).

As tais qualidades de um sábio me fazem lembrar de Cristo, que é puro e misericordioso. Ele é pacífico. Jesus é clemente, benigno, tolerante, pronto a perdoar. “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11:29).

Salomão, no capítulo 8 de Provérbios, afirma que Jesus é a própria sabedoria em pessoa, e quem O encontra, “acha a vida e alcança favor do Senhor” (Provérbios 8:35).

Tal promessa me faz lembrar de outra, proveniente da boca de Cristo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em Mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11:25 e 26).

Eu creio, e você? Creio também que somente os que têm Cristo no coração são sábios, capazes de tomar boas decisões a cada momento, pois, como disse o Mestre: “Sem Mim, nada podeis fazer” (João 15:5).

Só com Cristo, a fonte da sabedoria (2Tm 3:15), somos capacitados a ser sábios em cada instante. Seja no convívio social (guardando e observando os Seus Mandamentos, revelados em Êxodo 20), no trabalho (Cl 3:23 e 24), na administração financeira. Deus nos ajuda a ser sábios nos negócios (Mt 25:14-30), sem colocar nosso coração nas riquezas terrestres (1Tm 6:10). Ele nos ensina a “viver com os pés na terra e os olhos no Céu” (cf. Mc 10:21).

Além disso, “a Bíblia mostra algumas atitudes e características específicas de um bom trabalhador, que incluem bom uso do tempo (Mt 25:14-28), diligência (Pv 12:24), integridade e respeito à autoridade (Ef 6:5, 6). Mais importante ainda é que devemos ser honestos em todos os nossos procedimentos, quer como empregados, quer como empregadores (Pv 11:1)” (Lição da Escola Sabatina, 3º Trimestre/2007, p. 136).

“A Bíblia contém todos os princípios que os homens necessitam compreender a fim de se habilitarem tanto para esta vida como para a futura. E tais princípios podem ser compreendidos por todos” (Ellen G. White, Educação, p. 123).

“Os que estudam a Bíblia, se achegam a Deus e confiam em Cristo serão habilitados a agir sensatamente em todas as ocasiões e circunstâncias. Os bons princípios serão exemplificados na vida diária” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 43).

Concluo este texto meditando nas sábias palavras de Deus. Permita-me utilizar uma tradução em espanhol de Eclesiastes 7:12: “Porque escudo es la ciencia, y escudo es el dinero: mas la Sabiduría excede en que da vida a sus poseedores.”

Feliz Sábado! Dios te bendiga!

(Márcio Basso Gomes, jornalista do Sistema Adventista de Comunicação)

comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h