Lições da Bíblia: A Palavra de Deus Permanece - IASD Central de Campinas

Lições da Bíblia: A Palavra de Deus Permanece


“Considero a Escritura porque é a fonte mais abundante da verdade, e que deve permanecer aberta a todas as pessoas para que dela tirem a pureza da moralidade e da doutrina, para destruir inteiramente os erros que se espalham tão rapidamente nestes tempos corruptos.” Pode até parecer, mas a citação acima não é bíblica, tampouco de um teólogo. Poderíamos até dizer que a fonte é científica, pois derivou de um dos pais da física, Isaac Newton.

Personalidades como Newton, Napoleão Bonaparte, Dom Pedro II, Fredric Kenyon, Abrahan Lincoln, só para citar alguns, amavam a Bíblia e a tinham em grande estima. Antes desses homens, muitos já a respeitam e, ainda hoje, há milhões que são transformados por meio dela.

“Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente” (1 Pedro 1:24 e 25).

A Escritura Sagrada é atual e será por toda a eternidade. O motivo é simples: o Deus que a inspirou, Yahweh, é eterno, portanto os seus princípios igualmente o são e sempre serão. Um magno exemplo disso é a Lei de Deus, tão importante hoje como cerca de 1400 a.C., data em que foi escrita pelo próprio dedo do Criador. Condutas morais jamais passam de moda. Confira:

1. Não terás outros deuses diante de Mim.

2. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto.

3. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão.

4. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho… porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.

5. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.

6. Não matarás.

7. Não adulterarás.

8. Não furtarás.

9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo (Êxodo 20:3-17)

Diferente de outros livros, a Bíblia traz algo muito especial: a esperança de vida eterna em Cristo Jesus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele [Jesus] se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25).

Tudo podemos nAquele que é “sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus” (Hebreus 7:25). Que privilégio!

A Bíblia nos oferece a mais completa descrição da Pessoa maravilhosa de Jesus Cristo, que pode nos salvar do pecado e transformar nossa vida, hoje mesmo. Basta confiar em Suas promessas.

“A Palavra de Deus existe para sempre porque Suas promessas nunca falham. Ao contrário das promessas humanas, que são quebradas com freqüência, Deus sempre cumpre as Suas” (Lição da Escola Sabatina, 3º Trimestre de 2007, página 163).

Leiamos com bastante atenção: “É por intermédio dessas promessas que Cristo nos comunica Sua graça e poder. Elas são folhas daquela árvore que é ‘para a cura dos povos’ (Ap 22:2). Recebidas, assimiladas, elas serão a fortaleza do caráter, a inspiração e o sustentáculo da vida. Nenhuma outra coisa pode possuir tal poder restaurador” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 122).

A maior prova de que a Palavra de Deus é digna de respeito é o fato de Jesus, por meio de Seu Espírito Santo (João 15:26 e 27; 16:13 e 14; Romanos 5:5), habitar e transformar a vida de todos quantos desejarem. Nossa vida deve ser uma contundente evidência da veracidade das Escrituras.

A Bíblia é a revelação de Deus em Cristo Jesus, e tudo o que o Pai quer nos mostrar e nos dizer é expresso na vida de Cristo, pois Ele é a própria Palavra de Deus. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus, Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1:1-3).

Podemos utilizar evidências arqueológicas e teológicas para comprovar a veracidade da Bíblia, mas tudo será em vão se a vida daquele que escuta e lê a Bíblia não for entregue nas mãos de Cristo. Permitamos que a Palavra de Deus permaneça para sempre em nossa vida. Provemos a Deus! “Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras não passarão” (Mateus 24:35).

A Bíblia pela Bíblia não é mais que um mero livro. Contudo, a Bíblia como meio de nos achegarmos a Deus, através da contemplação de Jesus, em quem unicamente existe salvação, é a mais bela obra presenteada a nós, vis pecadores.

“A cruz de Cristo será a ciência e o cântico dos remidos por toda a eternidade. No Cristo glorificado eles contemplarão o Cristo crucificado. Jamais se olvidará que aquele cujo poder criou e manteve os inumeráveis mundos através dos vastos domínios do espaço, o Amado de Deus, a Majestade do Céu – aquele a quem querubins e resplendentes serafins se deleitavam em adorar – humilhou-Se para levantar o homem decaído; que Ele suportou a culpa e a ignomínia do pecado e a ocultação da face de Seu Pai, até que as misérias de um mundo perdido Lhe quebrantaram o coração e aniquilaram a vida na cruz do Calvário. O fato de o Criador de todos os mundos, o Árbitro de todos os destinos, deixar Sua glória e humilhar-Se por amor do homem, despertará eternamente a admiração e a adoração do Universo” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 595).

A Palavra de Deus permanecerá para sempre no coração daqueles que amam a Jesus!

Feliz sábado!

(Márcio Basso Gomes, jornalista do Sistema Adventista de Comunicação)

comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h