Lições da Bíblia: a Bíblia e a saúde - IASD Central de Campinas

Lições da Bíblia: a Bíblia e a saúde


Quando estimamos alguém, a primeira coisa que fazemos ao encontrá-lo é perguntar: “Como está a sua saúde?” Se nós que somos maus nos interessamos pelo estado físico das pessoas, muito mais Deus Se compadece de Seus filhos.

Moisés nos adverte: “Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de Seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque Eu sou o Senhor que te sara” (Êxodo 15:26). Interessante notar que essa é uma promessa condicional, ou seja, depende da nossa obediência às leis de saúde estabelecidas pelo Criador.

O mesmo Deus que inspirou Moisés, tornou-Se homem, por amor a mim e a você, e como tal confirmou o Seu interesse por nossa vida e saúde: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10).

Compreendo que Deus deseja que eu tenha vida, porque me ama e deseja relacionar-Se comigo. Mais que isso, deseja morar em mim: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16). “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Coríntios 3:17).

Por meio dos conselhos que a Bíblia nos dá, fica claro que Deus anela restaurar Sua imagem em nós, assim como foi no princípio. “E disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança…” (Gênesis 1:26).

Hoje saúde é sinônimo de doença. Lembro-me da época em que dirigia um quadro de entrevistas na rádio Musical FM de São Paulo. “Dicas de Saúde” era o nome da seção. Eu sempre conversava com um especialista da área de saúde e abordávamos alguma “doença”, como preveni-la, curá-la e tratá-la.

Um amigo me perguntou quanto gasto com saúde. Eu lhe respondi: “Nada!” Afinal, grande parte de todo mal que existe neste mundo pode ser curado e prevenido utilizando oito simples conselhos sugeridos por Deus através da escritora Ellen White, os quais não têm custo algum, mas um valor inestimável: ar puro, água pura, luz solar, exercício, descanso, alimentação vegetariana balanceada, temperança (abster-se das coisas más e utilizar as boas com moderação) e confiança em Deus. Este último é o principal, pois as demais sete dicas são meios pelos quais Deus nos transmite vida.

E essa vida se manifestou na própria pessoa de Jesus Cristo, o Grande Médico. Cristo curava e cura primeiro a enfermidade moral, e em seguida a espiritual. Pesquisas informam que “cerca de 20% dos evangelhos são dedicados à cura de doentes”. Antes de curar um paralítico, Jesus lhe disse: “Homem, os teus pecados te são perdoados” (Lucas 5:20).

O amor de Cristo não tem limites. Ele continua curando, basta querer! Como disse ao iniciar o texto, necessita-se fidelidade às Suas leis de saúde. E os que O amam de todo o coração e estabelecem uma relação de amizade com Ele, tendo prazer em fazer Sua vontade, terão parte nas eternas maravilhas preparadas desde a fundação do mundo.

Nesse lugar maravilhoso não haverá doenças, hospitais, velórios, pois “Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).

No Céu, “morador nenhum dirá: ‘Enfermo estou’; porque o povo que habitar nela será absolvido da iniqüidade” (Isaías 33:24). Tudo isso e muito mais, pelos méritos de Jesus!

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 João 2).

Tenha um feliz sábado!

(Márcio Basso Gomes, jornalista do Sistema Adventista de Comunicação)

comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h