Guarda do domingo é urgência no Vaticano - IASD Central de Campinas

Guarda do domingo é urgência no Vaticano


Bento XVI tem urgência em santificar o domingo. Segundo a Rádio Vaticano, o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Francis Arinze, vai promover encontros anuais. O objetivo em 2007 é colocar diante do povo a observância do “dia do Senhor” onde a santa missa vai ocupar lugar principal no dia de guarda.

Em nota publicada pela RV, Arinze falou da mudança negativa que a igreja está sofrendo e de como os fieis estão guardando o domingo. “Muitas pessoas, então, vêem o domingo ligado ao sábado como tempo para todas as coisas que não fazem durante a semana: dormir um pouco mais, ir ao estádio de futebol, passear pela montanha, nadar, ir ao supermercado, visitar amigos e ter um almoço que dura três horas. Todas essas coisas são boas, mas não são o coração do domingo”, afirma. O cardeal disse também que Deus é o centro do domingo e que a igreja precisa considerar o domingo como dia do Senhor.

Além desse comentário feito pelo cardeal, o Papa lembrou, em carta para Arinze, que a lei de guardar o domingo está na Constituição Sacrosanctum Concilium, que diz: “A Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias, no dia que bem se denomina ‘dia do Senhor’, ou ‘Domingo’.”

NOTA:(RETIRADA DO BLOG http://www.michelsonborges.blogspot.com/ )

A palavra “Domingo” não se encontra na Bíblia. No entanto, há oito referências ao primeiro dia da semana no Novo Testamento (Mateus 28:1; Marcos 16:1 e 2; Lucas 24:1; João 20:1; Marcos 16:9; João 20:19; Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Basta lê-las para perceber que em nenhuma delas há qualquer indicação de ser o domingo um dia diferente dos demais ou santificado. O cardeal Gibbons, arcebispo de Baltimore e primaz da Igreja Católica nos EUA, disse: “Podereis ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do sábado, dia que nós nunca santificamos” (Faith of Our Fathers, pág. 89).

O primeiro dia da semana era dedicado ao culto do Sol, pelos antigos babilônios. Em 274 d.C., o imperador Aureliano adotou o culto do Sol como a religião oficial do Império Romano. Ao culto do Sol foi dedicado o primeiro dia da semana (em inglês, domingo ainda significa “Dia do Sol” – Sunday; e em alemão, também – Sonntag). Com o tempo, esse dia santo dos pagãos foi sendo adotado pela cristandade, até que no dia 7 de março de 321, o imperador Constantino assinou um decreto que oficializava o domingo como dia de guarda, o que foi aprovado pela Igreja Católica no ano 364. Porém, sempre houve fiéis que não aceitaram as tradições humanas, permanecendo leais às Escrituras e sendo perseguidos por isso.


comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h