Grande Desafio estimula preservação do gavião-real - IASD Central de Campinas

Grande Desafio estimula preservação do gavião-real


Divulgação MC
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Everaldo Silva

[9/3/2009] Irrigar as plantas nas férias não é mais problema para quem precisa viajar. Pelo menos é o que propos nesta segunda-feira (9) o Caminhão da Oficina Desafio, do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, aos alunos do Colégio Adventista de Campinas. A oficina ambulante, estacionada na Praça das Águas, no bairro da Ponte Preta, aconteceu durante o lançamento do Grande Desafio 2009, que estimulará, nos próximos meses, estudantes de todo o país a planejar, construir e operar um equipamento capaz de evitar a extinção do gavião-real, a maior ave de rapina do mundo. “É surpreendente como os alunos encontram formas simples de resolver um problema”, disse o diretor do Colégio Adventista, Walter Júnior.

O pequeno desafio da segunda-feira buscou desenvolver um equipamento capaz de regar as plantas de alguém que esteja viajando e não possa irrigá-las. Segundo o monitor e aluno de estatística na Unicamp, Gabriel Firer, “a maior dificuldade desse desafio é fazer com que o sistema funcione por mais tempo e que seja regulado”. Problema facilmente resolvido pela equipe do projeto “Petequinha”: “na parede fica um suporte com uma garrafa de água, pingando lentamente, até encher a vasilha de água que, ao atingir o peso que desequilibre o pêndulo da balança, vira a água sobre a planta”, explicou a estudante do 3º colegial, Júlia Trupel, 17 anos.

Assim como na Oficina Desafio, o Grande Desafio lança aos estudantes um problema do cotidiano que possa ser solucionado de forma simples e prática. A diferença de um para o outro está, sobretudo, no tempo de execução. O que na Oficina Desafio se faz em três horas, no Grande Desafio, se faz em três meses. Muito mais tempo para planejar. “A educação no Brasil deveria ter métodos mais práticos. Ficar só na teoria não adianta muito”, comentou Ildilene Fonseca Farias, professora de geografia. “Realmente é um desafio para eles. A gente consegue perceber aqui a aptidão de alguns para a engenharia”, acrescentou a professora de inglês Marili M. Elias.

O talento de muitos alunos não se prende só na produção dos equipamentos, o que pode se percebido na determinação de alguns em batizar e demonstrar os projetos: “Molha Plantinha”, “Cano Preto”, “Bageran”, “Silver Água”, “Doll Water”, “Regando o Futuro”, “Top 15 minutos” e o mais divertido entre os participantes, o projeto “Privada”, que inovou mais na apresentação do que na funcionalidade. Para a professora de geografia Ildilene, a característica multidisciplinar presente nos desafios ajudam a enxergar o problema proposto por outras disciplinas, além das exatas: “Até mesmo porque a questão do meio ambiente é interdisciplinar. E por outro lado, incentiva a conscientização do aluno na prática”.

Mais conhecida como Gavião-Real, a Harpia harpyja, vive sozinha em uma região de 5000m², o que dificulta o seu rastreamento e preservação. Para agravar o seu desaparecimento, o primogênito, ao nascer, mata o filhote mais novo como forma de garantir a oferta de alimento. Uma alternativa encontrada pelos cientistas para a continuidade da espécie seria conseguir resgatar um dos ovos da ave, em seu ninho, criando o filhote em cativeiro até o momento em que ele possa se alimentar sozinho. O único problema está na altura: o Gavião-real costuma se acasalar em árvores de mais de 40 metros de altura. Foi dada a largada no Grande Desafio: inventar um equipamento para salvar um dos ovos do Gavião-Real.

As inscrições para o III Grande Desafio estão abertas e vão até 14 de junho, através do site www.mc.unicamp.br. Poderão se inscrever estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, das redes pública e privada. O preço da varia de acordo com a fase e o tipo da institição participante: na primeira etapa que vai de 9 de março a 19 de maio, as escolas públicas pagam 10,00 por equipe e as particulares 30,00. A segunda fase, que vai de 20 de maio a 14 de junho, o preço será 30,00 e 60,00 respectivamente. As equipes deverão ter entre dois e seis participantes.

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