Criatividade e crescimento da igreja - IASD Central de Campinas

Criatividade e crescimento da igreja

Estamos premiando a criatividade em nossas igrejas?

A prática tem comprovado que não existe uma “fórmula mágica” (só pequenos grupos, só igrejas-lar, só evangelismo público etc) para o crescimento da igreja. Existe, sim, uma orientação bíblica clara de que precisamos planejar sob a direção constante de Deus para cumprirmos a missão de pregar o Evangelho eterno.
No entanto, percebe-se que em todos os lugares onde a missão é cumprida com êxito, aparece um elemento em comum: criatividade. Algo único, específico, compartilhado e inovador.

O Dr. Monte Sahlin tem apresentado esse tema em seu blog Faith in Context (Fé Contextualizada) mais de uma vez, com muita propriedade. Ele afirma: “Uma fé experimental é expressa em um ministério experimental. É dessa forma que expressaria isso como princípio. Não precisa ser verdadeiramente experimental no sentido de estar sendo feito pela primeira vez e com um modelo experimental estruturado ou conscientemente replicando um modelo (o que é muito raro), mas no sentido de ser sempre inovador e sem precedentes para as pessoas envolvidas.”
Recentemente no jornal New York Times, Tom Friedman abordou a questão da criatividade nas empresas apontando esse fator como a chave para o sucesso. Segundo ele, a criatividade é premiada.

Então, perguntamos: como isso se aplica à igreja? Estamos desenvolvendo comunidades que atraem, encorajam e apóiam pessoas criativas? Estamos também “premiando” a criatividade em nossas igrejas? Dr. Sahlin vai além, afirmando que “existe um sentido em que essa dimensão criativa é uma assinatura de autenticidade, um sinal da presença e atividade do Espírito.”

As empresas tornam-se realmente criativas para vender e lucrar muito em um mundo de constantes mudanças. As igrejas enfrentam o desafio de valorizar a criatividade, sabendo, porém, que o evangelho não muda. Por isso, inovação por inovação, não tem valor na igreja. Mas se o resultado final forem vidas transformadas para Cristo, então a igreja precisa mudar.

Ao destacar o valor da inovação, ouvir histórias e aprender com líderes experientes, talvez você se sinta desafiado a iniciar um diálogo com a sua igreja sobre o futuro dela e o seu impacto na comunidade em mudança. Por que não empregamos mais criatividade na pregação do evangelho?


*O pastor Marcelo Dias é líder do distrito de Parque dos Trabalhadores, em Artur Nogueira, professor de Crescimento da Igreja na Faculdade Adventista de Teologia, em Engenheiro Coelho, e mantém o blog: www.mecdias.blogspot.com

comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h