1894
O JOVEM CAMPINEIRO GUILHERME STEIN JUNIOR, APÓS LER “O GRANDE CONFLITO”, ESCREVE PARA W. H. THURSTON, QUE MANTINHA UM ENTREPOSTO DE LITERATURA ADVENTISTA, PEDINDO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A VERDADE PRESENTE.
O PASTOR FRANK H. WESTPHAL E O COLPORTOR A. B. STAUFFER SEGUEM PARA A REGIÃO DE CAMPINAS ONDE REALIZAM EM 1895, O PRIMEIRO BATISMO NO BRASIL, DE GUILHERME STEIN E SUA FAMÍLIA.
GUILHERME SE TORNA UM COLPORTOR, DEPOIS, DIRETOR DE NOSSA PRIMEIRA ESCOLA, EDITOR, PASTOR, TRADUTOR DE LIVROS, EMPENHANDO SEM DESCANSO, COM CORAGEM E FÉ, A BANDEIRA DO ADVENTO PARA O RÁPIDO AVANÇO DA CAUSA DE DEUS.
1900
A REGIÃO DE CAMPINAS É CRUZADA POR HOMENS MUNIDOS DE LIVROS, REVISTAS E DE UMA MISSÃO: ESTABELECER A MENSAGEM DA BREVE VOLTA DO SENHOR JESUS ENTRE AS FAMÍLIAS DE IMIGRANTES.
NESTA ÉPOCA, SEM RODOVIAS, APENAS COM PASTAGENS, PLANTAÇÕES E MATO FECHADO, O PASSADO DOS PIONEIROS SERVE DE ENCORAJAMENTO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DO PRESENTE E ORIENTAÇÃO PARA OS DESAFIOS DO FUTURO.
1929
A INCANSÁVEL JOVEM OBREIRA BÍBLICA IRACEMA ZORUB, CHEGA EM CAMPINAS PARA FAZER CONTATOS E ESTUDAR A BÍBLIA COM FAMÍLIAS INTERESSADAS EM CONHECER A VERDADE PRESENTE.
O PASTOR ALBERTO HAGEM INICIA UMA SÉRIE EVANGELISTICA NO CENTRO DA CIDADE, QUE JÁ TEM ARES DE METRÓPOLE. COMO FRUTO DO INTENSO TRABALHO E ORAÇÃO, SETE PRECIOSAS ALMAS SÃO BATIZADAS NO RIO ATIBAIA.
1938
UM GRUPO DE 30 MEMBROS, LIDERADOS PELOS PASTORES WALDEMAR STHOER E ENNIS V. MOORE, INAUGURAM E DEDICAM O RECÉM CONSTRUIDO TEMPLO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA DE CAMPINAS NESTE MESMO LOCAL ONDE HOJE ESTAMOS.
NESTES 70 LONGOS ANOS, AO CHEGARMOS EM 2008, PELO MENOS 30 FAMÍLIAS PASTORAIS DEDICARAM UMA PARTE DE SUAS VIDAS NA IGREJA CENTRAL DE CAMPINAS: PREGANDO O EVANGELHO DO REINO, A MENSAGEM DE SALVAÇÃO PARA A POPULAÇÃO DESTA GRANDE CIDADE. ATRAVÉS DAS PORTAS ABERTAS DESTE TEMPLO, QUANTAS VIDAS PASSARAM PARA ENTREGAR SEUS CORAÇÕES AOS PÉS DO SALVADOR?
CAMPINAS POSSUI 21 IGREJAS, 10 GRUPOS, COM 4000 MEMBROS QUE AGUARDAM E PREGAM A BREVE VOLTA DO SENHOR JESUS E QUE, COMO OS PIONEIROS, POSSUEM UM DESAFIO:
COMO LEVAR A MENSAGEM DO AMOR DE DEUS AOS 3 MILHÕES DE HABITANTES QUE VIVEM NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS?
COMO LEVAR O EVANGELHO COM AMOR, ATRAVÉS DOS CAMINHOS, AGORA ASFALTADOS, ENTRE A SELVA DE PEDRAS, REPLETA DE CONSTRUÇÕES COM MUROS ALTOS E PORTÕES FECHADOS, ONDE HABITAM PESSOAS QUE NÃO CONHECEM A VERDADE QUE TRANSFORMA?
O DESAFIO PARECE TÃO IMPOSSÍVEL QUANTO AQUELE ENFRENTADO PELOS NOSSOS ANTEPASSADOS, MAS O MESMO DEUS QUE LEVOU E CONCEDEU BENÇÃOS AOS PIONEIROS, MOSTRA QUE ESTA MEMÓRIA É SEGURO PENHOR DE NOVAS, MAIS RICAS E ABUNDANTES BENÇÃOS QUE ELE CONCEDERÁ.
MARANATA – O SENHOR LOGO VEM!