“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1:22-23).
Nos últimos comentários, analisamos fatores puramente “técnicos” das Escrituras. Provas arqueológicas e dados históricos confirmando a veracidade da Bíblia foram a tônica dessas linhas. Mas isso mudou a sua vida? Tampouco a minha!
Somos convencidos de muitos fatos, mas não convertidos a Cristo! A Bíblia é mais que um livro, ela é verdadeiramente a Palavra de Deus. E como tal, tem poder para transformar vidas. Provas científicas, por melhores que sejam, são questionáveis; mas vidas transformadas são provas irrefutáveis!
Pense em uma, isso mesmo, em uma, apenas e tão-somente uma pessoa que tenha confiado em Deus e feito a Sua vontade, que não tivesse a vida completamente mudada! Se a nossa existência continua igual é porque não morremos para o pecado e não nascemos para Cristo. Esta é a chave para uma vida melhor: Cristo Jesus.
E nesse aspecto eu volto ao debate científico. Repare e medite profundamente nas seguintes palavras: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). Se somos feitos à imagem de Deus, à semelhança do próprio Cristo, somos seres nobres, de alto valor, portanto devemos ter altas aspirações, elevados propósitos, caráter e ações que condigam com a nossa linhagem.
Os que compreendem isso são mais felizes e buscam fazer a vontade de Deus, descrita em Sua Palavra, pois como nosso Criador Ele sabe exatamente o que devemos fazer para ter paz e ser pessoas bem-sucedidas em todos os aspectos.
Citei acima as palavras “debate científico” pelo fato de que Gênesis 1:26 e 27 confronta qualquer premissa evolucionista. A teoria de Darwin objetiva clara e unicamente derrubar por terra a maior de todas as verdades: a de que somos feitos à imagem e semelhança de Deus. A evolução busca desesperadamente fazer as pessoas esquecerem disso, mas jamais conseguirá. Sabe por quê? Simplesmente pelo fato de Jesus haver morrido por nós e muitos O terem aceitado. A mudança de vida pela qual passa cada ser que se entrega a Cristo é a mais evidente prova de que o evolucionismo é uma farsa.
Francisco Noriega comprova isso. Noriega conheceu a Jesus num presídio de segurança máxima. Ele não tinha e não tem nenhuma perspectiva de sair da prisão. Mas ele é livre, pois conheceu o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6).
Noriega ficou sabendo da existência da Escola Bíblica da Igreja Adventista. Enviou cartas e passou a receber um curso por correspondência. No fim de 2004 ele foi batizado. Atualmente ele vive no presídio de Itaí, interior de São Paulo.
Hoje Noriega é instrutor bíblico especializado (ministra cursos para os hispanos das prisões por onde passa), conduzindo dezenas de pessoas aos pés de Jesus.
Outro exemplo do que a Palavra de Deus – “a qual vive e é permanente” – pode fazer na vida do que crê é a história de Luiz Henrique. Ele viveu por anos num dos piores lugares do mundo: o Carandiru. Hoje, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Lapa, São Paulo, Luiz é líder de vendas de livros cristãos, além ser casado e o responsável pelo departamento de evangelismo da referida igreja. Bastam poucos minutos ao seu lado para provar a paz que esse homem tem.
A Palavra de Deus, que é Cristo Jesus, pode mudar sua vida. Basta confiar e entregar tudo a Ele. Deixe as razões científicas, a dúvida, o ceticismo, o mau humor, a raiva, o orgulho, a sensualidade, e busque a paz em Cristo Jesus! “Entregue o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará” (Salmo 37:5).
Quem lhe escreve é alguém que não merecia sequer estar vivo, mas Jesus me transformou! Sou nova pessoa e contemplo a eternidade! Estou prestes a constituir um lar com a pessoa mais especial do mundo. Amo meus pais e meu trabalho; amo meu país. Vou contar o meu segredo: somente consigo tudo isso – permita-me citar Paulo – ”pois não sou mais eu quem vivo, mas Cristo vive em mim”!
“Quando o coração for posto em harmonia com a Palavra, surgirá dentro de você uma nova vida, brilhará nova luz sobre cada linha da Palavra, e ela se tornará a voz de Deus para você” (Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, p. 183).
(Márcio Basso Gomes, jornalista do Sistema Adventista de Comunicação)