A madrugada deste sábado, 27, foi de horror para o povo chileno. Um terremoto de 8,8 graus na escala de Richter atingiu a costa marítima do país, na Região de Bío-Bío, a cerca de 90 quilômetros de Concepción, e deixou dezenas de mortos.
O grande tremor, que foi seguido de réplicas e sentido em países como Argentina, Peru e Brasil, e lançou medo em toda a América do Sul, fez a Central Novo Tempo de Jornalismo sentir como será a rotina a partir desta segunda-feira, 1º de março. A data é importante para a Rede e em especial para o jornalismo, pois às 19h do primeiro dia de março começa o Jornal NT, com cobertura nacional.
Seguindo uma rotina habitual das manhãs de sábado os jornalistas da central de notícias estavam indo à igreja, outros já congregavam, quando souberam da tragédia que assolara o Chile, às 3h34 da manhã, hora local.
Convocados pela responsável do setor de jornalismo na NT, Betina Pinto, oito profissionais foram à redação por volta das 9h15, e ficaram até às 20h. O fato é inédito e marcou a estreia do Plantão NT, um espaço que introduz na programação da TV fatos extraordinários. Aconteceu também a inauguração do cenário virtual.
Com os desafios do novo ano e, principalmente, do Jornal NT, o sábado foi de serviço ao próximo, pois todos realizaram suas atividades de forma voluntária. Também ainda serviu de laboratório para a maratona que virá pela frente.
No total, a rádio Novo Tempo realizou cinco boletins, sendo duas entrevistas; a rádio Nuevo Tiempo fez 10 boletins e duas entrevistas, enquanto que a TV em ambos os idiomas realizou 11 flashes informativos, sendo seis em espanhol e cinco em português. Um pronunciamento oficial da Igreja Adventista, feito pelo representante da instituição na América do Sul, Erton Köhler, encerrou a programação jornalística de um sábado bem diferente. [Equipe ASN – Márcio Basso]