4º Trimestre - O crisol do Pastor - IASD Central de Campinas

4º Trimestre – O crisol do Pastor

Introdução do Trimestre


“Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (1 Ts 4:18). Estas palavras, falando da volta de Cristo, indicam um dos elementos que se deve ter em conta toda vez que se estuda a palavra de Deus. A revelação de Deus, o conhecimento produzido a partir dela, jamais deve se desvincular de um aspecto prático ao ser humano. O conhecimento teológico não pode esquecer a sua dimensão vivencial. Se, de um lado, defendemos os princípios da Palavra de Deus, de outro, devemos lembrar-nos de tornar esses mesmos conceitos relevantes para aqueles a quem está dirigida a revelação: a humanidade.

A teologia não ignora o ser humano, antes oferece ensino, repreensão, correção, educação na justiça, com um objetivo: “A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3:17). “Esse abençoado livro lhe ensinará a ser honestos, temperantes em todas as coisas, modestos, diligentes, verdadeiros e retos. Seus conselhos, quando atendidos, o tornarão companheiro fiel da juventude, concedendo-lhe uma influência que sempre guiará para o alto, purificará o caráter; influência que afastará do pecado e o encaminhará para as veredas da justiça” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM 1989], p. 160). Ainda acrescentaria a esta lista conforto, esperança, propósito e, tenho certeza disso, você ainda citaria outro sem-número de palavras a esta lista. Foi exatamente esta a experiência que tive ao entrar em contato com as palavras da lição deste trimestre. Um Deus que não está apenas interessado no que sei ou no que tenho, mas um Deus que está interessado em mim. Que está ao meu lado em todos os momentos e que tem uma resposta para as grandes angústias que nos cercam. Enfim, mais que um conjunto de meros conhecimentos, a lição deste trimestre é o convite para uma renovada experiência com Deus, dirigida a um povo que se prepara para o encontro com Cristo.

Creio que estas lições serão uma oportunidade singular para o enriquecimento da experiência cristã em nossas igrejas (de fato, estas palavras parecem sugerir uma grande expectativa e, de fato, assim vejo). Como pastor e psicólogo, por diversas ocasiões, tenho entrado em contato com o sofrimento, a desesperança, o vazio existencial e a tristeza profunda que as circunstâncias da vida ou mesmo decisões equivocadas da própria pessoa ou de outros têm infligido sobre cada ser humano. “Onde estava Deus?”, “Não consigo ouvir a Sua voz”, “Minha vida não vale a pena”, “Ninguém se importa comigo”, são apenas alguns dos brados que têm se repetido ao longo de minha experiência e, creio, o estudo deste trimestre poderá oferecer alento e força para passarmos por estes momentos.

Em seu último discurso aos discípulos antes da crucifixão, Jesus apontou: “No mundo, passais por aflições; mas tende bem ânimo; Eu venci o mundo” (Jo 16:33). Este é um mundo de aflições. De fato, aqui não é o nosso lugar. O projeto original de Deus foi deturpado pelo pecado. Queiramos ou não, um dia passaremos por aflições. A questão não é por que estas coisas acontecem, mas o que a revelação me oferece para que eu mantenha o ânimo quando acontecerem. Este é o desejo de Cristo para o Seu povo e o meu desejo para você, sua família e sua classe ao longo deste trimestre.

Willian OliveiraPastor e psicólogo
comments powered by Disqus

Calendário

Cultos Ao Vivo

Rua Joaquim Novaes, 42

Cambuí - Campinas

Telefone: (19) 98144-3098

venha nos visitar
sábado 9h, domingo 09h30, quarta-feira 20h